A grande maioria da população fica sem saber o que fazer com aquele óleo já usado, geralmente mais de uma vez, quando o mesmo precisa ser descartado.
Infelizmente para muitas pessoas o método mais prático de se livrar desse óleo velho é jogando o mesmo no ralo da pia ou no vaso sanitário, porém o que essas pessoas não sabem é o quão poluente essa prática pode ser para o meio ambiente.
O óleo de cozinha provoca a impermeabilização do solo e poluição hídrica e por conta disso provoca danos gravíssimos ao nosso meio ambiente.
Para se ter uma noção do tamanho do desastre, um litro de óleo jogado pelo ralo tem capacidade de contaminar 20 mil de litros de água potável se for jogado em rios sem nenhum tipo de tratamento. Essa informação é da Sabesp, companhia de tratamento de água da cidade de São Paulo.
Muitos aderem a fabricação de sabão caseiro com o óleo saturado, porém segundo estudos já divulgados essa prática é menos indicada ainda pois o sabão caseiro feito a partir de óleo de cozinha usado também é considerado um agente poluidor do meio ambiente justamente por que esse tipo de sabão não contém biodegradabilidade ou seja, os agentes químicos utilizados na sua composição servem para potencializar a poluição da água e formação de crostas, além de atrair bactérias que consomem o oxigênio da água durante o processo de decomposição dos resíduos do sabão na água.
Para que esse problema seja resolvido, ou diminuído a Prefeitura de Narandiba firmou convênio com a Empresa Óleo&Óleo; que em breve estará recolhendo o óleo usado. A população receberá funis para ajudar a colocação do óleo em garrafas pet de 2 litros, e levará ao ecoponto para trocar o óleo usado por óleo novo. Estamos preparando todos os detalhes e divulgaremos em breve o funcionamento do projeto.
Aguardem!