quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Recolhimento de Pneus

Por Nayara Coelho Silva


Houve o recolhimento de aproximadamente 200 pneus no barracão e no terreno situado a Rua Laudelino Ferreira pelo setor de obras da Prefeitura Municipal de Nandiba hoje, dia 19 de janeiro de 2012.
Esses pneus foram destinados ao Eco Ponto de Presidente Prudente situado na Avenida Manuel Goulart, em frente ao Cristo Redentor, evitando assim o acumulo de água que causa a proliferação de dengue, bem como a poluição do Meio Ambiente em geral.
Narandiba e o Meio Ambiente agradecem.






Supermercado Cláudia implanta a utilização de Sacolas Retornáveis

Por Carolina Guarizzi e Nayara Coelho Silva


No dia 19 de janeiro de 2012 houve uma visita ao Supermercado Cláudia para parabenizar e apoiar a iniciativa sustentável que foi tomada pela dona do supermercado a senhora Maria Inácia Carvalho dos Santos, que adotou a substituição da sacola plástica pela sacola retornável.
A substituição das sacolas plásticas pelas sacolas retornáveis é extremamente importante pois assim evita-se a poluição dos mares, rios, solo e consequentemente o efeito nocivo que causa aos seres daquele local, além do problema de sua degradação que leva séculos.
"Hoje precisamos fazer algo pelo Planeta, os problemas ambientais devem ser minimizados, porém a inserção do consumo sustentável das sacolas ainda não é bem recebido pela população, apesar da distribuição das sacolas ser gratuita." - disse  Maria Inácia. Ela pede para que a população se sensibilize e que esta ideia seja apoiada havendo maior divulgação da utilização das mesmas.
 A Casa da Agricultura e Meio Ambiente apoia a iniciativa. 







quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Coleta do óleo de cozinha em parceria com o PROL - Programa de Reciclagem do Óleo de cozinha

Por Claudio Domingues Branco

No dia 03 de janeiro de 2012 funcionários da empresa Óleo e óleo estiveram em nosso município para mais uma coleta, visitando a E.M.E.F. Ver. Edson de Oliveira Garcia, recolhendo o óleo contido nos containers. Foram recepcionados pala Diretora Joana Rita Ribas Branco, os mesmos também iriam recolher óleo na E.E. Takako Suzuki.
Possuimos em nosso município três ecopontos para coleta do óleo de fritura, sendo dois ecopontos E.M.E.F. Ver. Edson de Oliveira Garcia (escola do assentamento Laranjeiras) e uma na E.E. Takako Suzuki.



3ª Reunião de Interlocutores do MVA sobre Educação Ambiental


Por Carolina Guarizzi

No dia 22 de dezembro de 2011, os interlocutores do Município Verde Azul se reuniram para tratar sobre a cartilha intermunicipal e também esclarecem dúvidas sobre as diretivas. Os municípios presentes foram Alfredo Marcondes, Tarabai, Sandovalina, Pirapozinho, Anhumas, Narandiba, Estrela do Norte, Ribeirão dos Índios e Caiabu.
Foram apontadas as vantagens e empecilhos para realização da cartilha que está prevista a ser inserida na Rede Municipal de Educação no 2º semestre do ano letivo.
Além de discutirem sobre todas as diretivas, opinaram em projetos,  e a cooperação entre os municípios prevalece.



2ª Reunião de Interlocutores do MVA sobre Educação Ambiental

Por Carolina Guarizzi


No dia 20 de dezembro de 2011 aconteceu a segunda reunião intermunicipal realizada na Casa da Agricultura e Meio Ambiente de Narandiba onde estiveram presentes os interlocutores do Município Verde Azul de Anhumas, Estrela do Norte, Sandovalina, Anhumas, Tarabai, Pirapozinho, Alfredo Marcondes, Caiabu e Ribeirão dos Índios que trataram mais uma vez do projeto da Cartilha do Meio Ambiente. 
A cartilha é um projeto que terá como público alvo as crianças da 4ª série do ensino fundamental das cidades parceiras.



quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

“Reciclagem vira Cartão Postal em Narandiba”

pela Assessoria de Imprensa


     O Brasil produz anualmente cerca de 3 bilhões de garrafas PET, um produto 100% reciclável, mas o volume de reciclagem atualmente hoje  beira os 50%.O que significa que ao menos um bilhão de garrafas Pet são descartadas no meio embiente por ano ,isso somente no Brasil . As garrafas Pet muitas das vezes são descartadas no meio ambiente e demoram muito tempo para se decompor prejudicando assim , o solo , animais e plantas . Existem muitos projetos para reciclagem desse material , hoje uma garrafa pet pode se tornar sacola retornável ,fibra para confecção de tecido para vestuário , objetos de decoração , além de serem trituradas e recicladas voltando assim ao mercado como garrafas .Uma garrafa de polietileno reciclado custa cerca de 40% menos que a tradicional e a maneira como a reciclagem é feita elimina qualquer possibilidade de contaminação ou queda na qualidade do produto final. É uma perfeita garrafa PET, só que a matéria-prima já veio semi-pronta.Reciclar é fácil e não custa nada , 2 garrafas pet podem dar origem a uma camiseta , 1 garrafa Pet de 2 litros pode dar origem a uma sacola retornável. Em Narandiba desde o segundo semestre de 2008 com adesão do Município ao Projeto Município Verde Azul da Secretaria de Meio Ambiente do Estado  os projetos ambientais ganharam  força. Após muito empenho da gestão, o município foi certificado em 2010 com selo VERDE/AZUL.  Entre as muitas ações ambientais uma delas destaque-se por mobilizar toda a comunidade, em especial a comunidade escolar. É o projeto Ecopet que tem como meta reciclar 80% (oitenta por cento) das garrafas Pet produzida no Município. Durante um semestre a população é convidada a entregar todas as Pet em locais pré-definidos pelos gestores do Projeto e as mesmas são transformadas em objetos natalinos: como árvores, anjos, sinos, bolas, velas e outros. Em 2010 o “Projeto” reciclou 10.000 (dez mil) garrafas e em 2011 mais de 28 (vinte e oito mil) foram reaproveitadas. 
     O referido projeto foi gestado pelo setor social, através de sua presidente, a senhora Grismar Magro e coordenado pela conselheira Tutelar Rosângela Aparecida Cirilo. Dezenas de pessoas: jovens, crianças e adultos participaram da produção das peças que foram confeccionadas no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social de Narandiba e enfeitaram ruas e avenidas da cidade, bem como prédios públicos e a Frente da Capela São Francisco de Paula. A iluminação foi inaugurada em dezembro: com a Banda Marcial de Narandiba, o Coral da Melhor Idade e com um belíssimo show do padre Juarez de Castro. Os enfeites permanecerão na cidade até o dia 06 de Janeiro e depois serão reutilizados no final de 2012 novamente. Segundo a coordenadora Rosângela Cirilo, o trabalho foi muito corrido devido ao grande número de peças que foram produzidas, mas a participação da comunidade, do grupo da melhor idade, dos beneficiários do “renda cidadã” e os voluntários fizeram com que a meta fosse cumprida e Narandiba virou um belo “Cartão postal” “Só na confecção de uma árvore utilizamos três mil garrafas” relata a coordenadora.





















"Agradecemos a todos os envolvidos nessa causa, pois além de ajudar o meio ambiente, consequentemente ajuda na melhoria da qualidade de vida dos narandibenses", relata Tassiane Ayumi Nishimura - gestora do Município Verde Azul.



Plantio na Área Verde do Residencial São Francisco

No dia 21 de Outubro, alunos do 6° ano da EMEF Ver. Edson de Oliveira Garcia, alunos do 1° ano da E.E. de Narandiba e do Projeto Pró-Criança ajudaram o Setor de Meio Ambiente em parceria com o Setor de Obras e Serviços no plantio de 375 mudas de árvores na Área Verde do Residencial São Francisco.


















Você pode gostar também de:

Meio ambiente, aquecimento global, mudanças climáticas, ideias renováveis, sustentabilidade, energia renovavel, preservação.