sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

2ª Coleta de amostra na ETE

A 2ª coleta de amostra na ETE de Narandiba em 2011, foi feita no ultimo dia 15 de Dezembro. Tudo foi acompanhado pelo Agrônomo da Casa da Agricultura Flávio Kuwahara, os gestores do Meio Ambiente Claudio Domingues Branco e Tassiane Ayumi Nishimura, e os estagiários Douglas Sevilha, Carolina Guarizzi e Nayara Coelho, com acompanhamento do Senhor Zé Araujo, funcionário da SABESP, fizemos a coleta na entrada e saída da ETE, para analisar se o tratamento de esgoto está sendo feito corretamente, e que a carga de DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio) e DQO (Demanda Química de Oxigênio) estão dentro dos padrões aceitáveis.
Após a coleta, essas amostras foram enviadas para o laboratório da CETESB em Marília.








Agradecimentos: Serginho da Sabesp e Rogério Sant'ana da Sabesp e Agrônomo Flávio Kuwahara.

1ª Reunião Intermunicipal sobre Educação Ambiental

No último dia 13 de Dezembro, os municípios de Tarabai e Narandiba se reuniram para discutir uma possível parceria para implantação da Educação Ambiental de forma Intermunicipal na Rede Municipal de Educação. E esse projeto conta com a parceria de outros municípios como Anhumas, Estrela do Norte, Pirapozinho, Alfredo Marcondes e Caiabu; mas por alguns problemas não puderam estar presentes na reunião.
Estamos preparando esse grande projeto intermunicipal, que será uma inovação na região. Empolgação, ideias, e força de vontade, é o que não faltam, agora, devemos acertar mais detalhes com os outros municípios e finalizar o mais rápido possível.



Reunião Intermunicipal com Técnica da Secretaria Estadual de Meio Ambiente

No dia 18 de novembro, os municípios de Narandiba, Pirapozinho, Tarabai, Anhumas, Alfredo Marcondes, Sandovalina, Mirante do Paranapanema, Caiabu e Ribeirão dos Índios representados por seus interlocutores e suplentes, se reuniram no Centro Cultural de Pirapozinho para discutirem e sanarem suas dúvidas sobre as diretivas do Município Verde Azul; juntamente com a Técnica da Secretaria Estadual de Meio Ambiente Mariana Gianiaki.


quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Fumaça Preta

Por Carolina Guarizzi S. Oliveira

Foi realizada nesta segunda-feira, 05 de dezembro, a segunda inspeção que avalia a Fumaça Preta, que visa garantir ao município de Narandiba uma boa qualidade do ar, tanto para a saúde dos moradores quanto para controlar a emissão de gases poluentes do efeito estufa.
Através da impressão obtida pelo Método de Cartão - Índice de Fumaça Preta tipo Ringelmann - que demonstra através de cores o nível de emissão de fumaça, os estagiários de Engenharia Ambiental, Carolina Guarizzi Sanches Oliveira, Douglas Rodrigues Servilha e Nayara Coelho Silva, juntamente com os gestores responsáveis Claudio Branco e Tassiane Ayumi Nishimura, realizaram a medição da fumaça preta emitida pela frota municipal a diesel.
Os veículos foram aprovados, tendo em conta que passam por regular manutenção mecânica e exemplificando assim a preocupação e cuidado com o meio ambiente.


                                                     





Projeto Piloto de Floresta Urbana

Por Nayara Coelho Silva

O Projeto Piloto de Floresta Urbana trata-se da integração da arborização as áreas urbanas, possibilitando assim a inserção de uma área vegetal que trará inúmeros benefícios, dentre eles maior área sombreada, melhoramento na qualidade do ar, conforto térmico,  contribuição para a biodiversidade e embelezamento da cidade.
No dia 06 de dezembro de 2011 foi realizada a avaliação quantitativa e qualitativa das árvores nos seguintes locais do município de Narandiba, Rua Alves de Almeida, Avenida Francisco Rodrigues de Lima, Rua José Ruiz Peres, Rua Rui Barbosa e Rua Vereador Antônio Camilo Nogueira.Onde constatou-se a incidência das seguintes espécies de árvores : oiti, murta cheirosa, pupunha, mangueira, sibipiruna, munguba, sete copas, aroeira e ipê.
Essa avaliação foi realizada pelos estagiários Carolina Guarizzi Sanches Oliveira  ,Douglas Rodrigues Sevilha , Nayara Coelho Silva de Engenharia Ambiental, e pelos gestores do Meio Ambiente Tassiane   Ayumi Nishimura e Claudio Domingues Branco.







terça-feira, 22 de novembro de 2011

Palestra "Problemas Ambientais"

No dia 26 de Setembro de 2011, o Diretor de Meio Ambiente de Teodoro Sampaio e Biólogo Sr. Eber José Soragi, a convite da Casa de Agricultura e Meio Ambiente de Narandiba, ministrou uma palestra sobre Problemas Ambientais para os alunos da E.E. Takako Suzuki de Narandiba; que além de complementar a grade curricular, fomenta na formação de cidadãos conscientes e voluntários ambientais.
A abrangência da palestra foi Meio Ambiente, com ênfase em alguns tópicos como: Água, fonte de vida; Poluição Eletromagnética; Animais em Linha de Extinção e Arborização Urbana.



Agradecemos o Prefeito Enio Magro, o Prefeito de Teodoro Sampaio Ademir Infante Gutierrez, A direção e Coordenação da E.E. Takako Suzuki e o Palestrante Sr. Eber José Soragi







Comemoração do dia da Árvore

        Em comemoração ao dia da Árvore, a Prefeitura Municipal de Narandiba através da Casa de Agricultura e Meio Ambiente, Biblioteca Pública Municipal Cecília Meirelles, EMEF Ver. Edson de Oliveira Garcia e o Projeto Pró-Criança, em parceria com a UMOE BIOENERGY, plantaram 30 mudas de árvores nas praças Hitor Acioli de Paes e Celeste Vendramini.
"Devemos unir forças para cuidar do meio ambiente", diz Cláudio Domingues Branco - Agente Ambiental de Narandiba.






Agradecemos a UMOE BIOENERGY pela doação das mudas e a todos os setores envolvidos.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Campanha ensina como separar o lixo corretamente

Muitos ainda têm dúvidas na hora de fazer a separação do lixo úmido e seco e, para esclarecer todas elas, o MMA – Ministério do Meio Ambiente, em parceria com o MDS – Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, lançou nesta segunda-feira, 20 de maio, a campanha Separe o lixo e acerte na lata.

A ideia é mostrar, a partir de uma linguagem simples e didática, como deve ser feita a separação do lixo nas residências e, ainda, revelar os benefícios da coleta seletiva – e, consequentemente, do reaproveitamento dos materiais descartados – para o planeta, a fim de convencer cada vez mais pessoas a aderir à prática.

Para isso, a campanha conta com três filmes de 30 segundos para TV, além de anúncios para revistas, spot para rádio e banners de internet, que em sua primeira fase focam em quatro resíduos muito comuns nas lixeiras de todos os brasileiros: cascas de banana, embalagens longa vida, garrafas PET e latinhas de alumínio.

Você sabia, por exemplo que, depois de recicladas, as PETs podem ser usadas na confecção de tecidos, vassouras, madeira sintética e até casco de barco? Já a embalagem longa vida pode ser útil na fabricação de telhas e papel. No entanto, as peças publicitárias mostram que a reciclagem
desses materiais se torna muito mais fácil se eles já são separados e limpos nas próprias residências. O que custa ajudar?

Narandiba tem a APRONAT - ASSOCIAÇÃO DOS PROTETORES DA NATUREZA, que coleta todo o material reciclável do município, fazendo que esse material que iria para o aterro em valas, tenha um destino ecologicamente correto. A responsável pela APRONAT é a SARA RIBAS, que passa toda terça-feira recolhendo os recicláveis.
Tem algum material pra doar? Ligue para APRONAT (18)9774-2702. 



Assista, abaixo, aos três vídeos da campanha Separe o lixo e acerte na lata, e se inspire para começar a realizar a coleta seletiva, de forma certa, na sua casa! 













Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/separacao-lixo-umido-seco-como-fazer-coleta-seletiva-campanha-631674.shtml



quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Reunião com proprietários rurais sobre Programa de Doação de Mudas Nativas

Na última quinta-feira (25/08/2011) às 19h no Centro de Eventos, foi realizado uma reunião para apresentar aos proprietários rurais o Programa de doação de Mudas Nativas pela ONG SOS MATA ATLÂNTICA,  através do Viveiro de Mudas Flora Londrina.
Na abertura da reunião, o Projeto de Capoeira Brasileirinho orientado pelo Mestre Osmar entoou o hino nacional brasileiro, e também apresentou o belíssimo trabalho que vem sendo feito com as crianças do município de Narandiba.
O Engenheiro Ambiental Alan Pitol, representante do Viveiro e responsável pela parte técnica do Programa, sanou todas as dúvidas, incentivou aos presentes a implantação do programa  e ressaltou a importância do mesmo.
"Temos o grande dever de cuidar do meio ambiente, e que não devemos simplesmente ficar de braços cruzados, pois o momento de agir é agora; pois há muita oportunidades" comentou o Coordenador de Saúde e representante do Prefeito Enio Magro, presente na reunião.

Agradecemos a presença de todos os presentes!

Qualquer dúvida, contate-nos:
mvanarandiba@gmail.com ou
telefone: (18)3992-1124




















quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Reunião com Proprietários Rurais

Curso de Brigadista

Nos dias 16 e 17 de Agosto os servidores públicos Artur Bertolaci e Vagner Barbosa, participaram do curso de Brigadista realizado no Batalhão de Corpo de Bombeiros de Presidente Prudente, ministrado pelo Sargento Marcos Bratifisch. Que visou formar cidadãos aptos a combater queimadas no seu município, que o número de queimadas vem aumentando significativamente, sobrecarregando o Corpo de Bombeiros, que muitas vezes tem que atender chamados há mais de 50 km de distância.
Atualmente o município de Narandiba tem 8 cidadãos certificados com curso de brigadista do Corpo de Bombeiros em parceria com o Município Verde Azul do Estado de São Paulo.

Qualquer foco de incêndio, ligue para (18)3992-1124










Agradecemos ao Corpo de Bombeiros e ao Sargento Bratifisch por disponibilizar cursos e tirar dúvidas.

Você pode gostar também de:

Meio ambiente, aquecimento global, mudanças climáticas, ideias renováveis, sustentabilidade, energia renovavel, preservação.