Setor de Meio Ambiente de Narandiba, incumbido de gerenciar questões ambientais no município. Gestão: Agente Ambiental e Interlocutor : Claudio Domingues Branco Estagiária de Engenharia Ambiental: Tassiane Ayumi Nishimura
sexta-feira, 17 de junho de 2011
Inovação: plástico pode ser feito de resíduos de jardim
por Buanna Rosa em 17 de junho de 2011.
Um grupo de pesquisadores da Universidade da Flórida encontrou uma maneira de produzir plásticos a partir do lixo gerado nos jardins, ou seja galhos, flores, folhas e plantas mortas. O material, que é tradicionalmente feito de petróleo e mais recentemente apresentou as versões de amido de batata, milho ou mandioca e cana-de-açúcar, agora ganha um novo composto principal para sua formulação.
Para criar esse novo plástico, os pesquisadores utilizaram resíduos de quintal e outros materias vegetais descartados e fermentaram-nos com uma bactéria. O resultado? Cepas longas de ácido láctico que são usadas para fazer as moléculas necessárias para a produção do plástico.
Mas o grande segredo do sucesso destes pesquisadores está na adição do carbonato de cálcio no processo. Dessa forma, a equipe foi capaz de aumentar a temperatura do processo, tornando a fermentação muito mais eficiente e gerando maior quantidade de matéria-prima.
Além disso, outro ponto positivo é que o plástico é feito com resíduo vegetal e não com comida. Isso mesmo. Alguns críticos de bioplástico são contra o proceso que utiliza alimentos para formação desse produto, pois acreditam que não é válido cortar ou atrapalhar a produção do nosso suprimento alimentar para a fabricação do plástico. O ideal é que se produza plástico a partir de carboidratos não-alimentares.
Fonte: http://style.greenvana.com/2011/nova-descoberta-plastico-pode-ser-feito-de-residuo-de-jardim/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Você pode gostar também de:
Meio ambiente, aquecimento global, mudanças climáticas, ideias renováveis, sustentabilidade, energia renovavel, preservação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário