domingo, 23 de setembro de 2012

ECOPET 2012 - Um Cartão postal em Parceria com o Meio Ambiente.



   O Brasil produz anualmente cerca de 3 bilhões de garrafas PET, um produto 100% reciclável, mas o volume de reciclagem atualmente hoje  beira os 50%.O que significa que ao menos um bilhão de garrafas Pet são descartadas no meio ambiente por ano ,isso somente no Brasil . As garrafas Pet muitas das vezes são descartadas no meio ambiente e demoram muito tempo para se decompor prejudicando assim , o solo , animais e plantas . Existem muitos projetos para reciclagem desse material , hoje uma garrafa pet pode se tornar sacola retornável ,fibra para confecção de tecido para vestuário , objetos de decoração , além de serem trituradas e recicladas voltando assim ao mercado como garrafas .Uma garrafa de polietileno reciclado custa cerca de 40% menos que a tradicional e a maneira como a reciclagem é feita elimina qualquer possibilidade de contaminação ou queda na qualidade do produto final. É uma perfeita garrafa PET, só que a matéria-prima já veio semi-pronta.Reciclar é fácil e não custa nada , 2 garrafas pet podem dar origem a uma camiseta , 1 garrafa Pet de 2 litros pode dar origem a uma sacola retornável. Em Narandiba desde o segundo semestre de 2008 com adesão do Município ao Projeto Município Verde Azul da Secretaria de Meio Ambiente do Estado  os projetos ambientais ganharam  força. Após muito empenho da gestão, o município foi certificado pela 1 vez em 2010 e posteriormente em 2011 com selo VERDE/AZUL.  Entre as muitas ações ambientais uma delas destaque-se por mobilizar toda a comunidade, em especial a comunidade escolar. É o projeto Ecopet que tem como meta reciclar 80% (oitenta por cento) das garrafas Pet produzida no Município. Durante um semestre a população é convidada a entregar todas as Pet em locais pré-definidos pelos gestores do Projeto e as mesmas são transformadas em objetos natalinos: como árvores, anjos, sinos, bolas, velas e outros. Em 2010 o “Projeto” reciclou 10.000 (dez mil) garrafas e em 2011 mais de 28 (vinte e oito mil) foram reaproveitadas tendo em meta que para este ano de 2012 possamos chegar a mais de 30 (trinta mil) garrafas pet recicladas.Para isso contamos com o apoio da APRONAT (ASSOCIAÇÃO DOS PROTETORES DA NATUREZA), Alunos das escolas: EMEF Vereador Edson de Oliveir Garcia e EE Takako Suzuki, e com toda a população de Narandiba 
     O referido projeto foi gestado pelo setor social, através de sua presidente, a senhora Grismar Magro e coordenado pela conselheira Tutelar Rosângela Aparecida Cirilo. Dezenas de pessoas: jovens, crianças e adultos participam da produção das peças que após de prontas enfeitam ruas e avenidas da cidade, bem como prédios públicos e a Frente da Capela São Francisco de Paula. A iluminação sempre é inaugurada em dezembro: com a Banda Marcial de Narandiba, o Coral da Melhor Idade . Os enfeites permanecem na cidade de Dezembro a  Janeiro e depois serão reutilizados novamente no ano posterior.





Arvore Natalina feita com 3000 garrafas Pet ano de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode gostar também de:

Meio ambiente, aquecimento global, mudanças climáticas, ideias renováveis, sustentabilidade, energia renovavel, preservação.