quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A Água no Planeta

A ameaça de escassez dos recursos hídricos tem sido abrangida em todas as partes do mundo; razões de muitas discussões, de elaboração de pactos, como o de Istambul, que foi incluso no Programa Município Verde Azul da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, no qual o município de Narandiba é adepto. Portanto, nós devemos realizar ações que minimizem o desperdício da água, conscientizar a população, fazer o re-uso da água nos setores públicos e garantir que todos os domicílios tenham água encanada e potável.
Embora o planeta ainda disponha de recursos hídricos, mais de 1,5 bilhão de pessoas continuam sem acesso a água potável e outros 2,4 bilhões não dispõem de serviço de purificação. Lembramos que 97,7% da água existente no planeta está nos oceanos e é salgada, restando apenas 2,3% de água doce. desta, 77,2% é gelo das calotas polares. Ainda quanto a água doce, 22,4% constituem-se em águas subterrâneas, restando 0,4% em lagos, rios e na atmosfera, portanto em condições de fácil utilização. E grande parte da água de fácil acesso está poluída, o que aumenta o custo de tratamento. Quando não tratada, os riscos à saúde, não só do homem mas do planeta como um todo, aumentam sensivelmente. Água é vida!





Fonte: Cartilha "Protegendo e Educando" da Polícia Militar Ambiental

Autora: Tassiane Ayumi Nishimura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode gostar também de:

Meio ambiente, aquecimento global, mudanças climáticas, ideias renováveis, sustentabilidade, energia renovavel, preservação.