sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Reciclagem

Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade  foi despertada a partir do momento em que se verificou os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra.

Importância e vantangens da reciclagem 
A partir da década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis  aumentou significativamente, assim como a produção de lixo, principalmente nos países desenvolvidos. 
Narandiba tem o desenvolvimento sustentável: pois cresce economicamente mas nunca deixa à preservação do meio ambiente de lado. Atividades como campanhas de coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumínio e papel, já são comuns.
No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar.
Muitas campanhas e incentivos fazem que os cidadãos narandibenses colaborem na coleta seletiva; melhorando não só a paisagem do município, mas com na qualidade de vida. Já que os lixos descartados de forma errada, podem proliferar vários vetores de doenças, como a dengue. 
Nas escolas EMEF Ver. Edson de Oliveira Garcia, E.E de Narandiba e na EMEI Pedacinho do Céu, os alunos tem aulas de educação embiental e são orientados pelos professores a separarem o lixo em suas residências e também são feitas várias campanhas de coleta de garrafas pets. Recentemente foi realizado um Projeto que visa reaproveitar o lixo orgânico para produzir adubo orgânico através de composteiras; na  E.E. de Narandiba pelo Professor Gabriel Murilo Gonino.
Como podemos observar, se o homem souber utilizar os recursos da natureza, poderemos ter , muito em breve, um mundo mais limpo e mais desenvolvido. Desta forma, poderemos conquistar o tão sonhado desenvolvimento sustentável do planeta.
Exemplos de Produtos Recicláveis
- Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requijão, etc), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro.
- Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel.
- Metal: latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio.
- Plástico: potes de plástico, garrafas PET, sacos pláticos, embalagens e sacolas de supermercado.


A empresa responsável pela coleta de recicláveis em Narandiba é a APRONAT que passa nas casas todos os sábados. Qualquer dúvida, ou sugestão, ligue para a Responsável Sara Ribas (18)9774-2702





Autora: Tassiane Ayumi Nishimura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode gostar também de:

Meio ambiente, aquecimento global, mudanças climáticas, ideias renováveis, sustentabilidade, energia renovavel, preservação.